Caso tenha utilizado o seu cartão de crédito em um site duvidoso é importante tomar alguns cuidados para evitar outros transtornos e também para cancelar a cobrança de sua fatura. O uso da internet para compras tem aumentado muito e com ele, infelizmente, o número de fraude tem crescido na mesma proporção. A principal vantagem do cartão de crédito é que o estabelecimento não tem contato com o dinheiro da compra de imediato, por isso, é possível cancelá-la em caso de fraude, caso o cliente aja rapidamente.
Entre em contato com a administradora
A primeira dica, talvez a mais importante, é que o cliente titular entre em contato com a administradora e afirme que foi vítima de uma fraude financeira. A atitude padrão das administradoras é bloquear a via atual do cartão de crédito e emitir uma 2ª via. Já a compra indevida é contestada e, a partir daí, passa a ser investigada pelo departamento de segurança da administradora.
Caso fique comprovada que a transação foi fraudulenta, ela é retirada de sua fatura, anulando a compra.
Ao entrar em contato com a administradora o cliente tem duas opções: dizer que fez a compra em um site fraudulento (foi enganado), neste caso o cancelamento torna-se mais burocrático, pois a administradora, praticamente, isenta a sua responsabilidade, caso o site fraudulento já tenha recebido. Outra opção é dizer que não reconhece determinada compra, neste caso o cancelamento é mais rápido, pois o cliente alega que não fez a transação.
Quanto mais rápido ocorrer a comunicação mais rápido e menos burocrático é o cancelamento, isso porquê, a maioria dos estabelecimentos demora de 7 a 20 dias para receber o dinheiro das vendas com cartão de crédito.
Registro de Boletim de Ocorrência
Em caso de fraude em uma transação pela internet é muito importante que a vítima registre um Boletim de Ocorrência (B.O), pois ele é o registro oficial do fato e pode evitar que o cliente tenha outros transtornos no futuro, tal como: utilização indevida de dados, outras compras fraudulentas, etc.
Além disso, no causo de fraude, a maioria das administradoras estão exigindo a ocorrência policial para cancelar transações. Em alguns estados é possível inclusive registrar um boletim de ocorrência por meio da internet, facilitando todo o processo.
Não esqueça de bloquear o cartão que foi usado na compra fraudulenta, isso porque se o site é realmente falso, quem garante que ele não vá usar os dados de seu cartão em outras transações? A segunda via do cartão de crédito é, normalmente, gratuita.