O cartão de crédito Pag! MasterCard da Avista teve um aumento no número de fraudes nos últimos meses, nas redes sociais há relatos de diversos consumidores que relatam que tiveram o cartão clonado ou usado indevidamente. No site Reclame Aqui as duas primeiras páginas de reclamações estão relacionadas a algum tipo de fraude.
Caso tenha sido vítima de fraude no cartão Pag!, veja neste artigo como realizar a contestação da despesa e/ou recuperar o dinheiro perdido.
O Pag! melhorou a segurança de seu produto financeiro, desde a última atualização do aplicativo passou a ser exigido a validação da operação através do token que é enviado por mensagem SMS.
A administradora tem reembolsado todos os usuários
Ao que tudo indica nenhum cliente no Pag! Ficou no prejuízo após comprovada a fraude. As compras não reconhecidas foram estornadas pela administradora e os valores retirados indevidamente da conta foram creditados, pelo menos isso é o que diz a maioria dos usuários que registraram uma reclamação no site ReclameAqui.
Pode ser que a Avista (responsável pelo cartão Pag!) demore um pouco para analisar a contestação, esse é um procedimento de segurança, mas comprovada a fraude o cliente não deve ficar no prejuízo, basta realizar a contestação e aguardar o prazo de análise do setor de segurança da administradora e da bandeira.
Como contestar compra ou transação não reconhecida no Pag!
A contestação deve ser feita pelo chat do aplicativo Pag!, caso não tenha acesso ao APP recomendamos que entre em contato pelo e-mail [email protected]. Uma alternativa é deixar a reclamação no site ReclameAqui que, embora não seja um canal de atendimento oficial da empresa, tem ajudado muitos clientes na contestação de despesas.
Cabe lembrar que o Pag! é uma das empresas indicadas ao prêmio Época ReclameAqui.
Cliente não precisa de seguro
Para ser reembolsado em caso de fraude o cliente não precisa contratar um seguro perda e roubo. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a segurança do meio de pagamento é uma das obrigações do emissor do cartão, o usuário não pode ser obrigado a pagar por uma compra que não realizou, a exceção é caso a transação tenha sido realizada mediante a digitação da senha pessoal e intransferível.
Geralmente o prazo de análise de uma contestação de compra é de 10 dias úteis, mas pode variar de acordo com a demanda.