Embora a bandeira ELO já esteja no mercado a bastante tempo, a sua aceitação ainda é deficiente na maioria dos municípios do país, já que nem todos os estabelecimentos aceitam pagamento com o cartão de crédito de bandeira nacional criado pelo Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Diferentemente da bandeira Visa e MasterCard, o cartão ELO não é aceito em todos os estabelecimentos em todo o país. Embora os emissores afirmem que ele já possui uma rede credenciada com mais de 1 milhão de estabelecimentos.
Caso abra uma conta corrente, poupança, salário ou de investimentos em um dos três bancos emissores – Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Bradesco – é provável que o seu cartão seja enviado na bandeira ELO, pois ela se tornou “preferencial” pelos bancos, já que ao emitir ela a instituição aumenta seus lucros e não precisa pagar royalties para empresas internacionais.
O meu cartão VISA do Bradesco quando venceu, por exemplo, foi trocado pela versão Elo. Como a troca foi feita sem autorização consegui reverter e exige que o plástico fosse trocado pela versão Visa ou MasterCard, que é aceita em praticamente qualquer estabelecimento que trabalhe com cartões.
REDE CREDENCIADA
Essa bandeira, por enquanto, é aceita apenas nos estabelecimentos que possuem maquininhas da Cielo. Infelizmente a bandeira nacional ainda não é aceita nos terminais da Rede (antiga Redecard) o que a torna um pouco restrita.
Na internet vários sites já passaram a aceitar a nova bandeira, dentre eles podemos destacar:
- Azul Linhas Aéreas;
- Gol Linhas Aéreas;
- Decolar.com;
- Lojas Colombo;
- Lojas Americanas;
- Ponto Frio;
- Casas Bahia;
- Magazine Luiza;
- Walmart;
- Pagseguro (inclui vários sites que usam essa ferramenta como forma de pagamento);
- Paypal (inclui vários sites que usam a ferramenta como forma de pagamento);
- Mercado Livre através do Mercado Pago;
- Polishop;
- Extra;
- Fastshop;
- Ricardo Eletro;
Há vários outros sites que aceitam, atualmente, o Cartão Elo emitido pelo Bradesco, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, principalmente na função crédito. Como pode ser observado pela lista acima, a maioria dos grandes e-commerces já aceita a bandeira como forma de pagamento. Infelizmente tal regra não se aplica aos estabelecimentos presenciais onde a aceitação é um pouco mais difícil.
Caso não esteja acostumado a comprar pela internet e, na sua cidade, o cartão não seja tão bem-aceito, você pode TENTAR pedir a troca da bandeira por Visa ou MasterCard, para isso entre em contato com a central de atendimento e verifique a viabilidade. O ideal é falar com o seu gerente (caso seja correntista) pois ele pode providenciar a troca.
Nos estabelecimentos presenciais o ideal é sempre perguntar se estão aceitando a bandeira antes de tentar realizar qualquer compra, visto que a aceitação depende da utilização de máquinas ou terminais da Cielo – diferentemente do Visa e do MasterCard que passam em praticamente todas as maquininhas.