O Banco Central liberou o pagamento do salário através de contas e cartões pré-pagos. A partir de Julho de 2018 o trabalhador poderá migrar o salário pela internet ou via aplicativo, sem burocracia. Com a novidade vai dar para receber o salário sem ter que usar um banco. Empregador poderá optar por pagar funcionários por meio de cartões pré-pagos e o trabalhador que recebe pelo banco poderá pedir a portabilidade do salário para uma conta ou cartão pré-pago, sem burocracia.
A partir do mês de Julho de 2018 será possível optar por receber o salário através de cartões pré-pagos. As empresas poderão oferecer essa opção de pagamento aos seus funcionários e colaboradores, dispensando a necessidade de ter uma conta bancária. A novidade começa a valer a partir do dia 01 de Julho de 2018 quando entra em vigor a nova regra para portabilidade do salário.
O trabalhador vai poder pedir a portabilidade do salário para cartões pré-pagos como: Bradesco DIN, Paypal e Pagseguro. A portabilidade será feita pela internet sem a necessidade que o cliente entre em contato com a instituição responsável pelo pagamento do salário.
Ao concluir a portabilidade o salário e qualquer outro rendimento trabalhista que seja depositado será transferido automaticamente para o cartão pré-pago escolhido. A novidade vale também para contas pré-pagas que não oferecem cartão físico na função débito (NuConta, por exemplo).
Além de poder fazer a portabilidade para contas ou cartões pré-pagos, o empregador também poderá optar por pagar o salário sem usar um banco tradicional. Por exemplo, uma empresa poderá deixar de pagar seus funcionários pelo banco e adotar o uso dos cartões pré-pagos, que são mais práticos e, em geral, apresentam custos menores.
A nova forma de receber o salário através de contas ou cartões pré-pagos pode acabar com a burocracia dos trabalhadores de ter que abrir uma conta em banco para receber pagamentos, visto que as contas e cartões pré-pagos podem ser abertas pela internet, normalmente via aplicativo no celular.
Geralmente os cartões pré-pagos possuem limite de depósito e para movimentação mensal, mas para receber o salário não haverá limite. A expectativa do BC é criar uma disputa entre bancos e fintechs, o que aumentaria a concorrência e ajudaria a baixar as tarifas e juros.