Nesta semana tive a infelicidade de receber um SMS do Banco Santander anunciando a redução do limite do meu cartão de crédito, a mensagem dizia: “Santander: Prazado (a), o limite de crédito do cartão final XXXX será reduzido conforme seu perfil de uso, em até 30 dias. Informaremos via SMS o seu novo limite com até 5 dias de antecedência.”, ao entrar em contato com a Superlinha do Santander a informação foi confirmada, o meu limite foi reduzido, pasmem, quase 50%.
A atendente me informou que agora o Santander faz análise de crédito periodicamente nos clientes, antes a reanálise era exclusiva para a concessão de mais limite ou limitação de clientes com alto risco de inadimplência (atraso frequente, por exemplo), mas, agora, passou a ser usada também para a redução do limite para se adequar ao cenário econômico do país.
Em um primeiro momento a minha reação foi a de indignação, afinal, tive reduzido o limite do cartão Santander Free quase que pela metade, mas, analisando o cenário econômico do país, isso é compreensível.
De acordo com dados divulgados pelos órgãos de proteção ao crédito, mais de 60 milhões de consumidores estão com o nome negativado. O número é assustador, visto que a população total do Brasil é de pouco mais de 200 milhões, desse número temos que excluir os menores de 18 anos, pois eles não fazem parte da população economicamente ativa.
Em consulta ao site ReclameAqui pude observar um grande número de reclamações contra o Banco Santander ao pesquisar pelo termo redução de limite.
O meu histórico de crédito com o Banco Santander:
- Não sou correntista do Banco
- Só tenho um cartão de crédito Santander Free
- Nunca atrasei a fatura, sempre pago antes do vencimento
- Nunca paguei o valor mínimo, sempre paguei o valor total
- Geralmente eu nunca utilizava mais do que 50% do limite, pois tenho outros cartões
Acredito que o principal motivo da redução do meu limite possa estar atrelada a falta de uso do limite. Eu raramente utilizava mais do que 50% do limite do cartão de crédito.
A boa notícia é que existem diversos cartões de crédito no mercado. Eu nunca dependi exclusivamente do cartão Santander Free. Caso eu tivesse um único cartão de crédito e fizesse uso de todo o limite, pode ser que a redução me prejudicasse. Ao que tudo indica o Santander está promovendo a re-análise periódica do limite dos clientes, por um lado isso é positivo pois aumenta as chances de ter um aumento caso seja um usuário assíduo, por outro é ruim porque gera também o risco de ter o limite de crédito reduzido em uma dessas re-análises.