Entender como funciona o cartão de crédito é essencial, sobretudo no que se refere aos limites. A maioria dos cartões possuem apenas um limite de crédito que é usado tanto para compras à vista quanto para parcelamentos, mas existem também aqueles que possuem dois limites. Uma dúvida que, frequentemente, recebemos é: Como funciona a dedução de compras parceladas no limite do cartão de crédito? É descontado do limite o valor da parcela ou o total da compra? Entenda.
Primeiro vamos diferenciar os tipos de cartões disponíveis:
- Cartão tradicional – Possui apenas 1 (um) limite, ele é válido tanto para compras à vista quanto para parcelamentos.
- Cartão com dois limites – possui um limite que é exclusivo para compras parceladas e que, geralmente, só pode ser utilizado em determinados estabelecimentos.
- Limite de retirada – O limite de saque é exclusivo para retirada de recursos nos caixas eletrônicos, funcionam como se fosse empréstimo, pois o valor retirado é financiado com os juros do crédito rotativo.
Cartões tradicionais – apenas 1 limite de crédito
O cartão de crédito convencional – e o mais comum – possui apenas um limite de crédito, ele é válido para compras à vista ou parcelado, ou seja, independente da forma de pagamento o limite será o mesmo!
Ao comprar algo parcelado o valor total da transação (soma de todas as parcelas) será debitado do valor total do seu limite. Muita gente erroneamente acha que vai descontar só o valor da parcela. Veja um exemplo:
Compra de R$1.000,00 parcelada em 10x de R$100,00. O valor que será deduzido do seu limite não será o valor da parcela e sim o valor total da compra (somatório de todas as parcelas).
A medida que o titular for pagando as parcelas o limite vai sendo recomposto pela administradora, até que todas as parcelas sejam quitadas.
Cartões com dois limites – um deles exclusivo para compras parceladas
Embora seja raro, existem cartões que oferecem dois limites para compra. Um que é válido apenas para compras à vista e outro para transações parceladas. Cada limite funciona de forma independente.
Alguns cartões permitem que o limite parcelado seja utilizado apenas em determinados estabelecimentos. É o caso do cartão Casas Bahia e Submarino MasterCard, por exemplo.
Um cartão bastante conhecido e que possui esses dois limites é o Hipercard, ele dispõe de um valor exclusivo para compras parceladas, geralmente ele é até três vezes maior do que o limite principal.
Cuidado – não confundir o limite para comprar parcelado com o limite de saque. O limite de retiradas é exclusivo para saques e empréstimos com o cartão de crédito, pela utilização dessa facilidade são cobrados juros do rotativo, ou seja, custa caro!