Algumas empresas aceitam fatura de outros cartões para analisar aumento de limite.
Quem possui um cartão de crédito com limite muito maior que outro pode usar a fatura do cartão de crédito com limite superior para aumentar o limite do cartão de menor valor, isso é possível em alguns bancos e administradoras de cartões de crédito. É do interesse das empresas manter o relacionamento com o cliente fazendo com que ele priorize os gastos no cartão delas, aí que entra a equiparação de limite.
Não há garantias de que mostrando a fatura com limite de maior valor a administradora do cartão de crédito o limite será ampliado. A decisão cabe a administradora, pois é ela que fará a análise de crédito.
Caso haja uma discrepância muito grande entre os limites, é natural que a empresa responsável pelo cartão de crédito com menor valor conceda um aumento de limite. Além disso, elas podem consultar a autenticidade do limite através de um sistema do Banco Central chamado SRC, no qual é possível verificar o limite global de crédito de determinado consumidor.
Passo a passo:
- Escolha uma fatura recente. Geralmente as empresas não aceitam faturas emitidas há mais de 90 dias;
- Algumas empresas pedem as três últimas faturas;
- Aguarde a análise de crédito;
Dentre os cartões que aceitam a fatura de cartões de crédito como comprovante para requisições de aumento de limite através da equiparação temos: Digio VISA, Trigg e Nubank (nem sempre funciona).
Cliente pede aumento de limite, mas nunca usa o valor que já está disponível – Eu trabalhei durante muitos anos em uma financeira que emite cartões private label e co-branded para lojistas, lá o que mais tinha eram clientes que pediam aumento de limite, mas nunca chegavam a usar nem 60% do limite. Um dos critérios que tínhamos que usar era a média de gastos nos últimos 180 dias, portanto, vale usar bastante o cartão de crédito antes de pedir um aumento à administradora.
Se o cliente não usa o cartão as administradoras entendem que não é necessário conceder aumento de limite. Já o cliente que sempre compromete o limite concedido e paga até o vencimento da fatura tem prioridade na hora de receber um aumento.