O saque com cartão de crédito é uma modalidade de empréstimo oferecido pelas administradoras de cartões de crédito, porém não recomendamos a sua utilização.
É possível sacar dinheiro usando o cartão de crédito, tal procedimento pode ser feito em quase todos os caixas eletrônicos, trata-se de uma modalidade de empréstimo oferecido pelas administradoras de cartões de crédito usando o crédito rotativo. Os economistas não recomendam a utilização do cartão de crédito para fazer saques pois a modalidade cobra juros muito superior ao empréstimo pessoal, essa taxa entre as maiores do mercado podendo chegar, facilmente, a mais de 20% ao mês ou 300% ao ano.
Devido ao alto custo da utilização do serviço, o limite para saque é sempre inferior ao limite para compras.
Procure não sacar dinheiro utilizando o cartão de crédito. Caso precise de dinheiro para pagar alguma conta, saiba que, alguns bancos, permitem inclusive o pagamento de contas (água, luz, telefone, etc) e boletos bancários usando o cartão de crédito. Entre em contato com a sua administradora para verificar a disponibilidade.
PROCEDIMENTO
Para sacar dinheiro no caixa eletrônico é preciso que o titular saiba algumas informações de seu cartão, são elas:
- Senha para saque (normalmente é a mesma utilizada para compras, porém, algumas administradoras enviam um código diferente);
- Limite de crédito – é preciso saber o limite disponível para saque, pois ele não é igual ao limite de crédito utilizado para compras. Normalmente, é um valor bem inferior ao limite principal do cartão;
Em um caixa eletrônico credenciado – preferencialmente do banco emissor ou Banco24Horas – insira o cartão e digite a sua senha. Já na tela de serviços escolha: SAQUE > CARTÃO DE CRÉDITO, informe o valor e confirme a operação.
Caso o saque seja autorizado pela administradora ele será liberado pelo equipamento.
O dinheiro sacado será cobrado em sua próxima fatura acrescido de juros, IOF e tarifa de saque. É possível ainda efetuar o parcelamento do valor emprestado, o que, consequentemente, elevará o seu custo no final da transação.
Importante: A maioria dos bancos e administradoras de cartões autoriza apenas que o titular realize um saque utilizando os caixas eletrônicos. Normalmente, cartões adicionais não tem autorização para realizar uma retirada usando um terminal de autoatendimento, pois o serviço é uma modalidade de empréstimo.