Algumas administradoras disponibilizam um limite de crédito exclusivo para saques, com ele é possível obter dinheiro em espécie em, praticamente, qualquer caixa eletrônico da instituição emissora ou no Banco24Horas. O grande problema é que o custo para sacar dinheiro usando o cartão de crédito é muito alto, pois trata-se de uma modalidade de empréstimo usando o crédito rotativo – cuja taxa de juros é uma das maiores do mercado. Nesta matéria explicaremos melhor o funcionamento dessa modalidade.
O Limite de Retirada – também conhecido como limite para saque – é um valor que o cliente tem disponível para sacar em qualquer caixa eletrônico, trata-se de uma modalidade de empréstimo, porém como uma taxa de juros compatível com a do cartão de crédito.
Em virtude dos juros serem altos, o valor do limite nesta modalidade tende a ser bem inferior ao limite principal do cartão. Por exemplo, meu cartão tem limite de R$2 mil, porém, apenas R$100,00 estão disponíveis para saque nos caixas eletrônicos.
O saque pode ser pago à vista (em uma vez sua próxima fatura) ou então parcelado. Caso o cliente opte pelo financiamento da retirada, a transação ficará ainda mais cara, pois os juros são calculados por mês, sendo, em média, de 14% a 20% a.a.
Como usar – Usar o valor disponível para fazer um saque é fácil, basta procurar um caixa eletrônico credenciado ao banco ou então a rede Banco24Horas, insira o seu cartão e siga as instruções de acesso (normalmente é solicitada a senha), posteriormente selecione “Saque do Cartão de Crédito” ou uma opção equivalente, escolha o valor e, por último, confirme a transação.
O dinheiro será liberado pelo equipamento caso a transação seja aprovada pela administradora do cartão.
Ao usar o saque no crédito rotativo o cliente estará sujeito a cobrança de juros do rotativo (em média 20% ao mês), IOF, tarifa de saque e uma taxa pela utilização do serviço.
Só recomendamos a utilização desta “facilidade” caso seja uma situação de extrema urgência e você não tenha outro meio para obter o dinheiro que necessita.
Hoje em dia a maioria dos estabelecimentos aceitam cartões de crédito como meio de pagamento, é possível comprar e pagar de tudo com o cartão de crédito. Algumas administradoras disponibilizam, inclusive, uma ferramenta para que o usuário faça o pagamento de contas: água, luz, telefone, gás, boletos bancários, etc – dispensando, assim, a necessidade de realizar um saque com o cartão de crédito.