É possível ter um cartão de crédito titular ou adicional, algumas pessoas não sabem a diferença entre esses dois métodos de pagamento, o que acaba gerando bastante confusão, principalmente em relação a responsabilidade pelo pagamento. Se você é titular de um cartão de crédito, certamente já foi convidado a fazer adicionais para seus dependentes, essa é uma tática das administradoras para aumentar o lucro com compras e, também, tarifas, principalmente de anuidade.
O adicional é uma extensão do cartão principal (titular), ele é a possibilidade de COMPARTILHAR o limite do titular com uma ou mais pessoa. Por exemplo: digamos que você tenha um cartão de crédito com limite de R$ 2 mil, você pode pedir um adicional para o seu filho, dessa forma a instituição emitirá um cartão adicional no nome da pessoa que você solicitou e, assim, será possível compartilhar o limite de crédito, ou seja, vocês dividirão o limite principal do cartão.
Para ser adicional/dependente não é preciso ter grau de parentesco, você pode pedir um cartão para qualquer pessoa maior de 16 anos, inclusive amigos.
Normalmente é possível solicitar até 03 (três) cartões adicionais para dividir o limite. É importante salientar que o limite será compartilhado, dessa forma as compras dos dependentes (adicionais) são automaticamente subtraídas do limite de crédito disponível do titular. Caso o seu limite seja baixo, compartilhá-lo pode ser uma péssima ideia.
Fique atento pois alguns bancos cobram anuidade dos cartões adicionais, o que poderá, sem dúvida, encarecer os custos do produto. Alguns bancos oferecem a gratuidade dos cartões adicionais apenas no primeiro ano.
A responsabilidade pelo pagamento das compras do adicional é do titular. O banco não emitirá fatura separada para o adicional, pois o cartão de crédito adicional é considerado um dependente do cartão titular, sendo assim, ele é o responsável pelo pagamento.
Desvantagens do Cartão Adicional
Limite é compartilhado – O Cartão de Crédito Adicional não possui um limite exclusivo, ele usa o mesmo limite do cartão titular, sendo assim, ele tende a acabar mais rápido, principalmente se o valor for baixo ou estiver bastante comprometido.
Responsabilidade é do titular – O adicional é considerado um dependente, sendo assim a responsabilidade pelo pagamento será sempre do titular. Na prática, o adicional não se endivida, quem se endivida é o TITULAR.
Não há fatura separada – As compras e transações realizadas pelo cartão adicional são todas descriminadas na fatura do titular, assim, não há privacidade, já que o titular saberá tudo que a pessoa comprou, afinal será ele o responsável pelo pagamento.
Tarifas – Haverá, ainda, a cobrança de anuidade. A maioria das administradoras cobra uma anuidade para o cartão titular, em algumas administradoras ela é 50% do cartão titular, em outras ela é 100% do valor. Há também empresas que não cobram tarifa pelo adicional.