Como faço para descobrir se é o Cartão de Crédito ou Débito? Entenda a diferença entre os dois meios de pagamento, apenas um deles permite a realização de parcelamentos.
É crédito ou débito? Essa é uma pergunta que o usuário de cartão de crédito está acostumado a ouvir sempre que vai realizar algum pagamento com o dinheiro de plástico. Muitas pessoas ficam em dúvida com relação a diferença entre os dois meios de pagamento, Crédito e Débito, em virtude disso decidimos por fazer uma matéria onde explicamos de forma detalhada como funciona cada tipo de cartão. Já adiantamos que apenas um deles permite o parcelamento de suas compras o outro deve ser utilizado apenas para movimentação de seu saldo bancário (débito).
Embora o uso do Cartão de Crédito e do Cartão de Débito estejam bastante disseminados no país, é grande o número de pessoas que não compreendem qual é a diferença entre os dois populares maiores de pagamento, diante disso resolvemos criar essa matéria onde explicaremos de forma bem sucinta qual é a sua diferença, confira:
Crédito
O Cartão de Crédito é o meio de pagamento mais desejado pelos consumidores, isso porque ele é o plástico que permite a realização de parcelamentos de suas compras – é possível parcelar em até 12 vezes sem juros ou ainda em até 24 vezes fixas (com juros), dependendo do estabelecimento – por funcionar à crédito, ele não exige que o portador tenha dinheiro bancário na conta, isso porque ele trabalha com limite.
O limite de crédito é estabelecido pelo banco ou administradora responsável pelo cartão, ele é calculado de acordo com a renda do titular e também de acordo com o risco que a administradora está disposta a correr com você. A adm. não pode lhe entregar um cartão em que não há limite (a não ser nos cartões premium), portanto é preciso que ela imponha um limite de crédito, que é o valor máximo que você pode gastar.
O pagamento do Cartão de Crédito é efetuado na data de vencimento por meio da fatura – normalmente o banco ou adm. envia ao cliente um documento com código de barras para que o cliente efetue o pagamento – então na prática podemos dizer que com o Crédito você primeiro compra e depois paga.
Débito
Já o Cartão de Débito é concedido sempre que o consumidor abre uma conta bancária, seja ela, conta-corrente, poupança, salário ou de investimentos, trata-se de um cartão magnético que pode ser utilizado para realizar a movimentação do seu saldo bancário, com ele é possível realizar saques nos caixas eletrônicos ou então compras no débito.
Ao realizar uma compra com o Cartão de Débito o valor total da compra é deduzido instantaneamente do seu saldo bancário da conta vinculada a ele, por essa razão não é possível realizar compras parceladas através do Cartão de Débito, isso porque não há método de pagamento a prazo, já que o valor é deduzido automaticamente.
O débito não possui envio de fatura justamente por conta de todas as compras serem descontadas automaticamente do saldo bancário. O meio de pagamento é mais seguro do que dinheiro uma vez que é preciso digitar a senha na hora de realizar compras nos estabelecimentos.
Conclusão – O Cartão de Débito é utilizado para movimentar sua conta bancária, podendo ser utilizado também para realização de compras, porém o valor gasto será sempre deduzido automaticamente do seu saldo. Já o Cartão de Crédito não preciso estar vinculado a uma conta bancária, pois as suas compras serão cobradas por meio de uma fatura com código de barras que deve ser paga até a data do vencimento. O Cartão de Crédito é a opção de pagamento que permite a realização de parcelamento (com ou sem incidência de juros.
É crédito ou débito? Esperamos que agora você já consiga responder a essa simples pergunta.