Bloqueio e cancelamento são procedimentos distintos. Entenda qual é a diferença.
Sabe qual é a diferença entre o bloqueio e o cancelamento? Ao contrário do que muitos possam pensar, o bloqueio não é a mesma coisa que o cancelamento. Todos os dias as centrais de atendimento se deparam com clientes que querem solicitar o bloqueio pedindo o cancelamento e vice-versa. Neste artigo explicaremos sucintamente qual é a diferença entre esses dois tipos de solicitação.
Há bastante casos de consumidores que tiveram o cartão roubado e, em vez de pedir o bloqueio, solicitaram o cancelamento. Assim como também há casos de clientes que não desejam mais ser clientes e em vez de pedir o cancelamento solicitaram o bloqueio, gerando uma segunda via.
O bloqueio – como o próprio nome indica – faz a desativação do plástico atual, normalmente tal procedimento é utilizado em caso de perda, roubo ou extravio de cartão de crédito. Ao bloquear um cartão a administradora automaticamente emitirá uma 2ª via para o endereço do titular.
Já o cancelamento cancela a via atual do cartão de crédito e o contrato junto a administradora. Ao cancelar um cartão o limite é, automaticamente, suspenso. Diferentemente do bloqueio, no cancelamento não há envio de segunda via de cartão.
Resumindo: O bloqueio é temporário, utilizado quando o cliente perde ou tem o cartão extraviado, há a emissão de uma segunda via. Já o cancelamento é um procedimento definitivo, isto é, não gera emissão de 2ª via de cartão, sendo utilizado quando o cliente NÃO quer mais ser cliente da administradora.
O cancelamento não gera uma segunda via, pois cancela o contrato do cartão de crédito e o limite junto a administradora.
No bloqueio a cobrança de anuidade não é suspensa, pois a administradora emite uma segunda via. O cliente continua a ser cliente do banco e/ou administradora do cartão de crédito, a única diferença é que a numeração do cartão será alterada.
Caso cancele um cartão de crédito com dívidas (compras à vista ou parceladas) a administradora continuará lhe enviando mensalmente a fatura até que todas as despesas estejam quitadas.