Quando uma compra é recusada no cartão de crédito é normal que o consumidor se sinta revoltado, afinal foi uma situação constrangedora, principalmente se aquela era a única forma de pagamento, todavia, é preciso entender o porquê a compra não foi autorizada pelo administrador do cartão. Em alguns casos, a recusa é temporária, apenas um procedimento de segurança. O consumidor que se sentir lesado deve, inicialmente, entender o porquê da recusa, caso considere que teve o bloqueio efetuado indevidamente pode até abrir uma ação por danos morais contra a administradora ou ainda contra o estabelecimento – caso tenha sido exposto a uma situação constrangedora.
TOP 10 – Prováveis motivos para ter uma compra recusada:
- Limite insuficiente para o valor total da transação;
- Bloqueio temporário por suspeita de fraude (procedimento normal de segurança);
- Falta de pagamento da fatura;
- Cartão vencido;
- Senha incorreta;
- Cartão cancelado ou bloqueado;
- Cliente não efetuou o desbloqueio antes da utilização (comum nas primeiras compras);
- Máquina ou terminal não aceita a bandeira do cartão;
- Moeda inválida – Alguns bancos bloqueiam transações realizadas em outros países com a conversão automática para o real. No exterior a compra deve ser realizada sempre na moeda local, nunca peça para converter o valor para real;
- Problema técnico entre o estabelecimento e a maquininha e/ou terminal de cartões;
O estabelecimento jamais deve constranger o consumidor diante de uma compra recusada. A recusa de uma compra nem sempre é por falta de pagamento, em alguns casos a administradora não autoriza a compra por outros motivos. A bloqueio temporário por suspeita de fraude é o mais comum, ele é feito até mesmo para a proteção do titular do cartão, evitando que o plástico seja utilizado indevidamente.
No caso do bloqueio por fraude basta que o cliente entre em contato com o banco e confirme que aquela tentativa de compra foi dele, dessa forma o consumidor pode tentar concluir a compra novamente. Alguns estabelecimentos permitem que o cliente entre em contato com a administradora por telefone no ato da compra, dado que é um problema comum.
Se considerar que a compra foi recusada indevidamente pela administradora, cabe até indenização por danos morais, pois o emissor não avisou sobre o bloqueio com antecedência. Se o cliente está com pagamento em dia, tem limite e não há suspeita de fraude, não motivo para recusar uma compra, isso só vai gerar constrangimento para o portador.
Dicas:
- Sempre consulte o limite de crédito antes de realizar qualquer transação;
- Pague sempre a fatura em dia (cartões com atraso podem ser bloqueados pelo administrador);
- Caso pretenda fazer uma compra de alto valor (fora da rotina de uso), entre em contato com a administradora com antecedência informando que pretende fazer uma compra de alto valor em determinado estabelecimento, isso pode evitar a
- recusa da transação por suspeita de fraude;
- Fique atento a data de validade do plástico;
- Se possível tenha sempre mais de um cartão de crédito ou um outro meio de pagamento reserva;
- Caso o cartão tenha um limite baixo, solicite um aumento. Caso não consiga peça um cartão para outro administrador;