Saiba até quantos dias (ou meses) é possível atrasar a fatura do cartão de crédito sem o risco de ficar com o nome sujo.
Imagine a seguinte situação: A fatura do cartão de crédito vai vencer dia 10, mas o titular só vai ter dinheiro dia 20 devido a um problema no pagamento do salário. Partindo deste exemplo, quantos dias o consumidor pode atrasar a fatura do cartão de crédito sem correr o risco de ficar com o nome sujo?
A administradora não deixará de cobrar juros pelo período em que a fatura não foi paga, o ideal é que o consumidor efetue ao menos o pagamento mínimo na data de vencimento. Caso não possa nem mesmo pagar o mínimo, pode acontecer do seu nome ser negativado com poucos dias de atraso, entenda.
Há administradoras que demoram meses para incluir o CPF do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito (SCPC ou SERASA), mas também já vi administradora colocar o nome do consumidor no cadastro de inadimplentes após poucos dias de atraso, isso varia de acordo com a política de cada empresa.
Tolerância de atraso varia de acordo com o emissor o cartão
Portanto, depende da tolerância do emissor do cartão.
Caso saiba que o atraso será por pouco tempo, uma dica é entrar em contato com a administradora do cartão e informar o fato, com isso a administradora poderá lhe conceder um prazo maior para pagamento sem o risco de ficar com o nome negativado no período.
Claro que, durante o período em que a fatura esteve atrasada, a administradora lhe cobrará juros, multa, IOF e outros encargos do eventual atraso.
É por isso que é muito importante que a data de vencimento do cartão de crédito seja compatível com a data em que você recebe o pagamento (salário, benefício, etc). Qualquer atraso no pagamento da fatura já gera diversos encargos.
Há bancos que cobram mais de 20% ao mês em caso de inadimplência; fora a taxa de juros o consumidor ainda precisa arcar com os seguintes encargos:
- Multa – varia de acordo com o valor da fatura e a administradora;
- IOF – Imposto sobre Operações Financeiras;
- Juros de mora;
Atrasar a fatura do cartão de crédito não é um bom negócio, mas caso atrase por poucos dias é raro a administradora incluir o CPF do consumidor de imediato, pois o emissor quer ganhar dinheiro com multa e outros encargos por atraso.
Grande parte do lucro das administradoras vêm de clientes que pagam a fatura em atraso.
Note que embora o consumidor não fique com o nome sujo por poucos dias de atraso, a pontuação pode cair consideravelmente caso seja participante do Cadastro Positivo