O Cartão de Crédito

O que acontece se não pagar dívida com Cartão de Crédito?

Uma pesquisa feita pelas empresas de proteção ao crédito mostrou que o Cartão de Crédito é o principal responsável pelas dívidas do consumidor. Isso acontece principalmente devido ao fato do dinheiro de plástico ser uma modalidade de pagamento diversificada, através dele é possível realizar praticamente qualquer compra, pois há uma infinidade de estabelecimentos que aceitam o método como forma de pagamento, consequentemente é normal que o usuário concentre todas as suas dívidas em cartões. Neste artigo esclareceremos algumas dívidas relacionadas a dívidas com cartão, são dúvidas que são frequentemente enviadas a redação do site, confira.

 

É verdade que depois de 5 anos a dívida com cartão prescreve?

Os órgãos de proteção ao crédito – SCPC, SPC ou Serasa – só podem manter o cadastro de inadimplência por dívidas de até cinco anos, dessa forma depois desse prazo mesmo que a dívida contraída com cartão de crédito não tenha sido quitada, ela deve ser removida do registro de inadimplência, na prática o consumidor volta a ficar com o “nome limpo”, no entanto para a empresa credora a dívida sempre existirá.

A nossa legislação não permite que as dívidas fiquem por mais de cinco anos cadastradas nos órgãos de proteção ao crédito. Tal regra é uma forma de impossibilitar que o consumidor fique com o nome sujo eternamente caso ele não consiga negociar a dívida com o credor.

O ideal é nunca deixar uma dívida vencer, procure negociá-la. Isso porque dívidas prescritas podem influenciar na aquisição de novos créditos devido ao Credit Score (Crédito Score).

Posso ser preso por causa de uma dívida com Cartão de Crédito?

Não, isso é pouco provável de acontecer. No Brasil uma pessoa só pode ser presa por dívidas caso o débito em questão seja referente a dívidas com pensão alimentícia, do contrário ninguém pode ser preso por dever. Exceto caso fique caracterizado que a pessoal cometeu estelionato ao usar o cartão de crédito – usou o cartão já com a intenção de não pagar – porém isso é muito difícil de acontecer, até pela dificuldade que se tem em provar a má-fé.

A administradora pode penhorar os meus bens?

Infelizmente em alguns casos isso pode acontecer, entretanto é muito difícil. Se a dívida for muito alta a administradora poderá cobrá-la judicialmente, caso ela ganhe pode ficar estabelecido a penhora de seus bens até que atinja o valor para pagamento da dívida.

Lembre-se: não poderá ser penhorado o imóvel utilizado para moradia própria.

A penhora na cobrança de dívida é algo incomum no Brasil, diferentemente de outros países, isso porque o sistema judiciário brasileiro é muito burocrático e caro para as empresas.

Outro detalhe, só podem ser cobradas judicialmente as dívidas de até 5 anos, depois desse prazo a empresa pode cobrar apenas de forma amigável.

Sair da versão mobile