Dívida com o Cartão de Crédito ‘caduca’ em 5 anos?

O prazo máximo que uma dívida pode constar no SCPC ou Serasa é de 5 anos, tal regra é válida inclusive para as dívidas contraídas com o Cartão de Crédito.
Dever para a administradora do Cartão de Crédito é o pior medo do consumidor, isso porque os juros cobrados nesta modalidade de pagamento são os mais altos do mercado, uma dívida pode facilmente dobrar, triplicar, quadruplicar em questão de meses. Neste artigo vamos esclarecer uma dúvida do Thiago de Moura de Atibaia no interior de São Paulo, ele pergunta: “É verdade que depois de cinco anos uma diva com o Cartão de Crédito caduca mesmo que não seja paga?”.

dividas
Em partes é verdade, depois de 5 anos a sua dívida não pode mais constar na lista dos Órgãos de Proteção ao Crédito como SCPC ou Serasa, dessa forma a pessoa volta a ficar com o “nome limpo” na praça. Entretanto para o credor da dívida a pendência vai sempre continuar existindo, podendo inclusive ser cobrada de forma amigável.

 

Exemplo prático:

João têm uma dívida com a “Administradora de Cartões X” (nome fictício), ele está desempregado e não têm mais condições de negociar aquela dívida, durante 5 anos seu nome vai ficar sujo, ou seja, estará cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito, o que impedirá que João consiga crédito no mercado. Após cinco anos a dívida prescreve nos órgãos de proteção ao crédito, então o nome de João volta a ficar limpo, pois ele foi retirado do SCPC ou Serasa, já que legalmente as dívidas só podem constar nesse cadastro por um prazo máximo de 5 anos.

 
Para a “Administradora de Cartões X” essa dívida continuará existindo, tanto que ela poderá inclusive cobrar de forma amigável se desejar. João está com o nome limpo, entretanto ele não conseguira crédito nesta administradora no qual a dúvida caducou, pois no cadastro internet dele a dívida continuará a existir. Porém João pode conseguir crédito em outro banco ou administradora, pois legalmente seu nome está sem nenhuma restrição nos órgãos de proteção ao crédito.

 
Advertência: Embora depois de 5 anos o nome volte a ficar limpo, conseguir crédito pode não ser fácil, isso porque o Credit Score da pessoa poderá ser baixo (pontuação), com isso poderá ser difícil adquirir novos créditos. O ideal é sempre negociar as suas dívidas com o credor, não espere 5 anos para que ela seja retirada do Cadastro de Proteção ao Crédito, felizmente a maioria dos bancos e administradoras estão dispostas a negociar.