Dívidas com terceiros podem prejudicar o seu relacionamento com as administradoras de cartões de crédito. “Nome Sujo” pode até fazer o cartão ser cancelado por desinteresse comercial.
Um número expressivo de brasileiros estão com o nome no SCPC ou SERASA – popularmente conhecido como “Nome Sujo” – caso este seja o seu caso, cuidado, algumas administradoras estão cancelando o cartão de crédito de seus clientes inadimplentes, mesmo que a dívida em questão que gerou a negativação do nome não seja com a administradora. A ação é uma tentativa de diminuir o risco de inadimplência, pois, as pessoas que já possuem o CPF com restrição tem maior probabilidade de se tornar inadimplente com outras empresas.
Muita gente acha que a administradora ou banco não poderá cancelar o cartão de crédito caso a dívida não seja com ela, isso não é verdade! Ela pode cancelar unilateralmente o contrato do cartão de crédito a qualquer momento, basta alegar Desinteresse Comercial e comunicar o cliente com uma certa antecedência para evitar que ele tente utilizar o cartão já cancelado.
Caso seu nome esteja nos órgãos de proteção ao crédito a nossa recomendação é que procure negociar o débito o quanto antes, pois isso pode lhe trazer problema futuramente com as empresas com o qual já possui relacionamento.
Dicas:
- Evite deixar que o seu nome seja enviado ao SCPC ou SERASA;
- Caso possua algum débito, negocie a dívida para evitar que a restrição afete o relacionamento com outros bancos e empresas;
- Caso não possa negociar a dívida à vista, negocie um parcelamento;
Caso a dívida em questão seja com o mesmo banco ou uma empresa que faz parte do conglomerado, o cancelamento do cartão de crédito por desinteresse comercial é quase que certo, infelizmente! Pois a dívida está atrelada a uma empresa do grupo.
Outro ponto negativo é que ter o nome sujo diminui o score e, consequentemente, torna mais difícil ter acesso a crédito.