Pedido de cancelamento de cartão de crédito não precisa ser feito apenas quando todas as compras estiverem quitadas, a solicitação pode ser feita a qualquer hora.
Entre os cartões de crédito não existe contrato de fidelidade, ou seja, o titular pode solicitar a qualquer momento o cancelamento, mesmo que ele tenha uma ou mais compras em aberto. Muitos clientes ficam em dúvida se eles podem ou não efetuar o cancelamento mesmo tendo compras parceladas em aberto e alguns acham que precisarão quitar a dívida para conseguir realizar o cancelamento. A boa notícia é que o cancelamento pode ser solicitado a qualquer momento, mesmo que você tenha dívidas ou pagamentos pendentes com o emissor do cartão de crédito.
A condição de parcelamento foi acordada entre o cliente e o estabelecimento no momento da compra. O consumidor já pagou os custos do financiamento (parcelamento), mesmo que a taxa esteja embutida no valor da compra. Portanto, a administradora não pode cancelar essa condição, se você comprou e parcelou em 12x, por exemplo, poderá continuar pagando normalmente as parcelas após o cancelamento – não é necessário antecipar o pagamento em virtude do cancelamento.
Após o cancelamento do cartão a administradora deverá continuar enviando a fatura mensal até que ocorra a quitação de todas as parcelas em aberto. Não é necessário quitar a dívida para pedir o cancelamento e muito menos antecipar o saldo devedor.
Anuidade deve deixar de ser cobrada após o cancelamento – Um detalhe muito importante é que a administradora não poderá continuar cobrando anuidade após o pedido de cancelamento – mesmo que existam prestações em aberto – pois com o cartão cancelado não há mais prestação de serviço, até porque o limite é, automaticamente, cancelado.
O problema é que ao ligar na central de atendimento para pedir um cancelamento os atendentes tentam usar diversos artifícios para fazê-lo desistir do cancelamento, um deles é dizer que o pedido só poderá ser feito quando todas as compras estiverem quitadas, o que não procede! Por isso é fundamental que o titular já entre em contato ciente de que pode realizar a solicitação a qualquer momento e, se houver compras em aberto, continuar pagando normalmente após o cancelamento na data de vencimento até que haja a quitação.