O Cartão de Crédito

Cartão de crédito cancelado por falta de utilização

Assim como uma conta-corrente pode ser encerrada por falta de uso, um cartão de crédito também pode ser cancelado por falta de utilização. Algumas administradoras monitoram o uso dos consumidores, caso haja mais de 180 dias (seis meses) sem que o cartão seja utilizado e nenhuma compra e/ou parcela seja lançada em sua fatura, é natural que a administradora providencie o cancelamento por desinteresse comercial – principalmente se você tiver um limite alto sem usar.


Quando a administradora lhe concede um limite de crédito ela deve ter o respectivo valor em caixa – embora isso não seja um problema para as grandes administradoras – o que pode ser um problema principalmente para as pequenas administradoras. Quando um cliente possui um limite e não utiliza ele acaba comprometendo o valor que poderia ter sido disponibilizado para outro consumidor.

Manter um cliente que não faz uso do cartão pode representar um custo para a administradora – mesmo que ele pague anuidade – pois o Banco Central do Brasil e a Febraban estabelecem uma série de restrições para que elas possam conceder crédito no mercado sem ameaçar o sistema financeiro nacional. No geral o volume global de crédito que elas podem fornecer (limite de todos os clientes) varia de acordo com o porte da empresa e a situação financeira.

Dicas para não ter um cartão cancelado por falta de uso:

A verdade é que é raro uma administradora cancelar o seu cartão por falta de uso, se você estiver pagando a fatura e as taxas (anuidade, mensalidade, etc) não há razão para suspender o seu contrato.

O consumidor deve ficar atento, pois se o cartão não está sendo utilizado, porque não pedir o cancelamento? Afinal, para manter um cartão de crédito – na maioria dos casos – é possível desembolsar um valor com a tarifa de anuidade.

Você pode estar perdendo dinheiro deixando de cancelar um cartão que não está sendo utilizado!

Sair da versão mobile